Entenda as diferenças entre porteiro e controlador de acesso

Entenda as diferenças entre porteiro e controlador de acesso

Contratar um serviço de portaria requer bastante cuidado, afinal, a portaria é o que dá acesso à toda a empresa ou condomínio e controlar este acesso é super importante para evitar furtos ou pessoas mal intencionadas. 

Porém, existem diferenças nos serviços prestados por um controlador de acesso e um porteiro que devem ser levados em conta na hora da escolha. Uma empresa terceirizada de portaria irá oferecer todos os serviços necessários para garantir a segurança do local, permitindo o acesso somente de pessoas autorizadas e controlando o fluxo de entrada e saída. 

Quer conhecer um pouco mais sobre essas diferenças? Separamos algumas informações que podem ser bem úteis para a tomada de decisão. Veja!

Afinal, o que faz um controlador de acesso?

Geralmente, o controlador de acesso fica fora do condomínio, é este profissional que é encarregado em destinar os visitantes para a portaria após a identificação do mesmo. Ele não desempenha nenhuma outra função a não ser permitir ou não o acesso dos visitantes ao condomínio. 

Nenhum curso específico é exigido, apesar de que cursos profissionalizantes na área são o diferencial do profissional que prestará o serviço. Sendo assim, a contratação de uma empresa terceirizada de portaria é a melhor forma de encontrar bons profissionais para este cargo. 

O controlador de acesso controla a entrada e saída do público interno e externo, além de controlar a entrada de veículos e de visitantes para toda a área empresarial. Além disso, controla o movimento de pessoas no perímetro de acesso, observa a aglomeração de pessoas suspeitas no local e zela pela qualidade do serviço e o cumprimento das regras determinadas pela administração de sua empresa. 

E o porteiro?

Já para o serviço de portaria é exigido experiência comprovada na função, afinal, ele é quem encaminhará os visitantes para os departamentos adequados. Há cursos específicos para formação de porteiro que podem ser exigidos no ato da contratação, assim o profissional irá ter conhecimento para evitar danos, surpresas desagradáveis e ter jogo de cintura para contornar situações específicas. 

Basicamente, o porteiro desempenha todos os serviços que estão relacionados à portaria, tais como a recepção dos visitantes, distribuição de correspondências, atendimento ao público, seja ele interno ou externo, e fiscalização das pessoas que entram e saem da empresa. 

Além disso, é função do serviço de portaria conhecer e aplicar todas as normas do condomínio, como a obrigatoriedade da identificação com documento na entrada, zelar pela ordem e pelo respeito entre os públicos que têm acesso ao prédio, manter a administração sempre atualizada, fazer rondas pelo condomínio e zelar pelos bens materiais, seguir os protocolos de segurança e de utilização de equipamentos e também solucionar dúvidas e reclamações que possam ocorrer no hall de entrada.

Quais são as diferenças entre as funções?

Como podemos ver, existem muitas diferenças no desempenho de cada função. A principal delas é que o serviço de portaria tem mais atividades a serem desenvolvidas durante o expediente, porém, ambas são de extrema importância para o bem estar empresarial. 

Pode-se dizer que o controlador de acesso é o primeiro contato dos visitantes com o local da empresa, ele irá direcionar todas as pessoas autorizadas para a portaria, que então irá encaminhá-las para os locais adequados dentro da instituição. 

Quer conhecer um serviço de portaria completo, seguro e com qualidade? Acesse nosso site e confira todas as nossas especialidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.