O que funcionários terceirizados devem fazer para denunciar assédio?
O assédio é um dos problemas sociais mais preocupantes do nosso tempo. Esta prática trata da discriminação intencional, incluindo assédio moral, de uma pessoa ou grupo de pessoas, de forma frequente ou intencional.
É importante que você saiba o que fazer ao se deparar com assédio. Nesse artigo, vamos explorar o que deve ser feito no caso de vivenciar ou presenciar assédio moral no local de trabalho.
Sobre o Assédio Moral
O assédio moral é uma prática comum e uma grande preocupação na maioria dos locais de trabalho.
É algo que pode ser extremamente destrutivo para aqueles que sofrem, pois tem o potencial de causar problemas de saúde mental, ansiedade e até desenvolver transtornos de saúde mental, tais como depressão e transtorno de estresse pós-traumático.
Saiba o que fazer ao se deparar com algum tipo de assédio
Os funcionários terceirizados têm muitas opções quando se trata de denunciar assédio moral.
Conheça algumas dicas e diretrizes para ajudar os funcionários terceirizados a lidar com situações de assédio moral:
Documente as provas
As provas geralmente vêm no formato de documentos de texto, emails, mensagens de texto e fotos.
Evidente que são muito importantes para embasar o seu ponto, ajudando ainda mais na hora de fazer uma denúncia formal.
Contudo, você não deve deixar de procurar ajuda caso não as tenha, já que, nem sempre, o agressor deixa rastros do ocorrido.
Fale com outros funcionários
Se você está testemunhando ou sofrendo assédio moral, converse com outros funcionários para descobrir se eles também estão tendo problemas similares.
Isso pode ajudá-lo a confirmar que o comportamento é um padrão e não apenas algo que você está enfrentando.
Fale com o seu supervisor
Se você está tendo problemas com assédio moral, fale com seu supervisor imediatamente.
O supervisor deve ser capaz de lidar com o assunto e pode até passar o caso para a direção da empresa para tratamento apropriado.
Contudo, se o assédio está sendo praticado pelo próprio supervisor, é preciso ir diretamente ao passo seguinte.
Denuncie o assédio para a empresa
Se nenhuma ação for tomada no nível gerencial, você deverá considerar se comunicar com a direção da empresa.
A maioria das empresas têm um protocolo para lidar com casos de assédio e geralmente dispõem de um canal seguro para lidar com tais denúncias.
Procure o sindicato ou o órgão regulador
Se você achar que nenhuma ação está sendo tomada em sua empresa para lidar com o assédio moral, então você deverá considerar denunciar o assédio ao órgão regulador, ou até mesmo o sindicato, responsável pela área.
Procure a polícia
Se, ainda assim, nenhuma medida for tomada, ou mesmo se o caso lhe deixar insegura, com medo de eventuais represálias do agressor, é indicado fazer um boletim de ocorrência documentando todos os fatos.
Saber como denunciar é fundamental
Em suma, é preciso estar ciente acerca de como denunciar assédio, caso se depare com tal prática no seu local de trabalho.
Algumas dicas e diretrizes que podem ajudar os funcionários terceirizados a lidar com situações de assédio moral incluem documentar as provas, falar com outros funcionários para confirmar o comportamento, falar com o supervisor imediatamente e denunciar o assédio para a empresa, sindicato ou órgão regulador.
A Base Facilities dá todo o apoio e instrução necessária para que seus funcionários saibam o que fazer em casos de assédio, então, se você procura uma empresa preocupada com o bem-estar, capacitação de funcionários e redução de custos para seus clientes, visite o site da Base Facilities para conhecer mais dos nossos objetivos.
